Participação e selecção

Participantes

Poderão participar estudantes inscritos num qualquer centro educativo cujo nível de escolaridade corresponda a uma idade entre os 11 e 18 anos (6º a 12º).

Os estudantes que elaborem os trabalhos deverão ser assessorados por um professor pertencente à sua instituição educativa.

Foto 4 Aveiro

Bases gerais de participação

Os trabalhos, para ser objeto de seleção para os campus, deverão ser de autoria individual ou coautoria em pares.

Os trabalhos deverão ser publicados pelo aluno, docente, coordenador ou centro educativo no portal http://congresovirtual.climantica.org segundo as indicações expressas na secção Formatos e tutoriais. Devem conter um título e uma sinopse, não ultrapassando o texto os 300 caracteres com espaços. Deve conter, além disso, o nome do centro educativo, a sua localidade com o nome do país entre parêntese e os anos de escolaridade que frequentam os autores. Se forem dois autores de anos de escolaridade diferentes, colocam-se os dois, seguindo a ordem com que assinam os autores. O mesmo se deverá fazer com os nomes dos centros educativos, se forem de centros educativos diferentes. Nesse caso cada aluno deve ter um docente orientador no seu centro educativo.

Os estudantes que elaborem os trabalhos deverão ser assessorados por um professor pertencente à sua instituição educativa. Os que não tenham um docente orientador com custodia oficial identificado perderá o direito a participar no campus, ou a ser selecionado.

Os assessores dos trabalhos deverão enviar um email a climantica@climantica.org, com CC à direção dos seus centros educativos. As datas limite para enviar estas mensagens são, respetivamente:

  1. Sexta-feira, 15 de fevereiro do 2019, para os países latinoamericanos que iniciaram o ano letivo em setembro e que estão interessados em participar no Campus da Costa Rica.
  2. Domingo, 28 de fevereiro de 2019, para os países da América do Norte Latina que iniciam o ano letivo em fevereiro e que estão interessados em participar no Campus da Costa Rica.
  3. Sexta-feira, 31 de maio de 2019, para os países da Europa e América do Norte Latina interessados em participar no Campus de Aveiro (Portugal).

Estas mensagens deverão conter a seguinte informação:

  • Nome completo do docente.
  • Especialidade e níveis em que exerce.
  • Título, url do trabalho publicado na plataforma, nome e apelidos dos seus alunos.
  • Dados do centro educativo a que pertencem (nome, morada, endereço de correio eletrónico e número de telefone com prefixo do país).
  • Expressão do compromisso de acompanhar e custodiar os seus estudantes e de incorporar o seminário docente de investigação-ação sobre o campus.

    Foto 5 Aveiro

Os trabalhos deverão apresentar-se em algum dos seguintes formatos

a. Artes visuais, dramáticas e narrativas
i. Desenho
ii. Pintura (técnica livre)
iii. Póster ou cartaz
iv. Fotografia
v. Banda desenhada
vi. Infografia
vii. Obra de teatro (apresentar em vídeo)
viii. Relato
ix. Poesia
x. Mini-ficção
xi. Conto
xii. Ensaio
b. Cinema e multimédia
i. Curta-metragem
ii. Documentário
iii. Cineminuto
iv. Videoclip v. Animação (digital, stopmotion e outras)
vi. Reportagem
vii. Apresentação (plataformas como PowerPoint, Prezi, etc.)
viii. Vídeo musical
c. Materiais e tecnologia transferíveis como produtos visuais web:
i. Modelos
ii. Esculturas fixas e dinâmicas
iii. Robótica/mecânica

Foto Aveiro 6

Os trabalhos deverão elaborar-se partindo de, pelo menos, um dos seguintes temas:

  1. Alterações climáticas
  2. Mudança global no oceano
  3. Contaminação
  4. Conservação da biodiversidade genética
  5. Ecossistema tropicais e de latitudes médias na Europa e América do Norte
  6. Capital bio cultural
  7. Recursos naturais
  8. Energia
  9. Água

Para que os trabalhos sejam considerados candidatos a ser selecionados para o Primeiro Campus Climántica Iberoamérica, bem como para o Terceiro Campus Internacional Climántica, deverão ser integrados na página web do congresso: http://congresovirtual.climantica.org pelos docentes, alunos ou centros educativos participantes antes das 23:59 horas, dos dias, respetivamente:

  1. 15 de fevereiro para os países latinoamericanos com início do ano letivo em setembro, que têm interesse em participar no Campus de Costa Rica,
  2. 28 de fevereiro de 2019 para os países latinoamericanos com início do ano letivo em fevereiro que têm interesse no Campus de Costa Rica e
  3. 31 de maio para os países da Europa e América do Norte Latina que têm interesse em participar no Campus de Aveiro.

Em caso de dúvida, deverão entrar em contacto com o comité organizador enviando um email a climantica@climantica.org.

A avaliação final e a seleção não asseguram a participação no Campus Internacional, unicamente outorga o direito aos participantes a participar neste.

O congresso virtual funcionará como plataforma de seleção para a participação de alunos no Primeiro Campus Climántica Iberoamérica, assim como no Terceiro Campus Internacional Climántica em Fábrica, Centro de Ciência Viva da Universidade de Aveiro. A qualificação final dos trabalhos apresentados é composta pela avaliação por parte de um juri internacional, a qual tem um valor de 75% da pontuação final, e das avaliações dos utilizadores do Facebook, cuja avaliação constituirá os 25% restantes da pontuação final. O júri internacional é constituído por peritos de Educação Ambiental, professores, investigadores e divulgadores científicos.

Fica aberta a presente convocatória a partir da sua publicação até 31 de maio para selecionar os participantes no Campus de Aveiro, com as duas qualificações, até 15 de fevereiro ou até 28 de fevereiro, para selecionar aos alunos latinoamericanos que participem no Campus da Costa Rica, respetivamente, aos países da América do Norte Latina que inicia o ano letivo em setembro e aos que iniciam o ano letivo em fevereiro. A quota de alunos europeus participantes no Campus da Costa Rica ficou coberta pelo processo de seleção CLMNTK18.

Para a seleção dos trabalhos dar-se-á prioridade à máxima representação territorial e de comunidades educativas participantes. Por isso não se outorgará um segundo lugar a uma mesma comunidade territorial se noutra existem trabalhos que cumprem os requisitos mínimos.

Foto 7 Aveiro

Os critérios de valoração que aplicará o júri e que se recomendam para os utentes que votam através de Facebook são:

  • Cumprimento das bases da convocação.
  • Originalidade da proposta.
  • Criatividade no seu desenvolvimento.
  • Contar com informação válida e confiável e qualidade na elaboração.
  • Capacidade de sensibilização em função do produto apresentado e a respeito do tema eleito.
  • Grau de madurez, em relação com a idade, na elaboração técnica.
  • Capacidade de relação entre conhecimentos diferentes e compreensão dos mesmos.
  • Eficácia do produto multimédia na difusão e sensibilização através do portal do congresso virtual.